Religião Yorùbá acredita na existência de demônios?
A resposta é não! Nenhum culto yorùbá acredita em demônios, Diabo, Satanás e Lúcifer. O que pode acontecer é de existir sacerdotes que praticam outras vertentes e com isso acabam acreditando ou cultuando, mas dentro da cultura yorùbá em específico não existe e não há cultos.
• Awo Ifá Leké – Eduardo Henrique Costa
VISÕES DE MUNDOS DIFERENTES
Embora a religião yorùbá não acredita em demônios, existe espíritos muitos negativos que tentam corromper as pessoas, atacam e até mesmo se manifestam, eles são chamados de “Eguns Burukus”, o objetivo deles não é testar e nem muito menos ensinar, são seres que apenas tem o prazer em atrapalhar pessoas.
Um indivíduo na maioria das vezes somente costuma sofrer ataques destes seres quando se encontra vulnerável. A vulnerabilidade ocorre por diversos fatores: maus tratos do corpo e alma, pensamentos autodestrutivos, atitudes negativas, entre outros.
Podemos classificar os fatores principais da seguinte maneira;
MAUS TRATOS DO CORPO E DA ALMA
São comportamentos que não atinge apenas a saúde física, mas que também trazem prejuízos ao espírito. Um indivíduo que possui vícios com drogas, comprando do tráfico, usando cocaína, crack, heroína, entre outras, ele não apenas prejudica seu lado físico e isso, torna vulnerável as influências de Eguns Burukus.
PENSAMENTOS AUTODESTRUTIVOS
São aqueles que ocasiona sofrimentos ao indivíduo ou coletivo, trazendo prejuízos para o planeta. Quando uma pessoa obssecada por alguém resolve pensar em incendiar um apartamento inteiro como forma de se vingar de vizinhos e pessoas que apartaram uma briga entre o casal, por mais que não faça o ato, mas o simples motivo de pensar constantemente e desejar, coloca o indivíduo em aproximação com estas energias.
Muitas das vezes a aproximação não é tão simplesmente por vulnerabilidade, pois existem pessoas que tem desejos e comportamentos que conscientemente acaba aproximando destas energias.
ATITUDES NEGATIVAS
São todas aquelas que desiquilibra a espiritualidade da pessoa, diminui positividade e consequentemente aumenta a negatividade. Uma pessoa que pratica ato sexual com diversas pessoas ruins, esta acaba trazendo desiquilíbrio a si mesma e aumenta a negatividade, e isso, se não tiver uma atenção de cuidado com a espiritualidade pode acabar em algum momento ocorrendo um ataque por Eguns Burukus.
A SAÍDA EXISTE
Não existiria doenças se não houvesse antídotos e da mesma maneira como existe seres ruins, há aqueles que trabalham em prol do progresso. E separamos alguns itens que podem ajudar a diminuir a probabilidade de uma experiência de ataques por estes seres.
• Culto aos Òrìsà
A aproximação com os seres divinizados da cultura, ajuda no recebimento de positividades, equilíbrio para corpo, mente e alma, além da proteção.
• O bom comportamento
Os yorùbás possui como ditado que “o bom comportamento é o pai de toda boa energia”. Por mais que o necessitado execute diversas magias ou trabalhos espirituais para proteção e até mesmo se afastar destes seres, se o mesmo começar a praticar atos ruins ao objetivo que busca, consequentemente enfraquecerá toda medicina cultivada.
• Limpezas de energias
Passar por rituais de ẹbọ é uma excelente opção a ser avaliada, pois quanto mais nos alimentamos de energias, mais forte ficamos e sendo mais dificultoso os ataques.
O uso de sabões como àṣẹ dudu (força do preto) costumam ser de grande auxílio de forma complementar para usos durante a semana com o objetivo de se descarregar de energias ruins ou até mesmo de proteção, o interessado deve pedir ao seu bàbáláwo para prepará-lo.
• Amuletos de proteção
Quando há uma pessoa com grande chances de ser atacada ou costuma atrair muitos inimigos ocultos (espirituais), é de grande utilidade o uso de algum amuleto, podendo ser um colar, pulseira, etc.
• As rezas
A reza e a oração é a respiração de nossa alma, sendo ela expressa oralmente ou mentalmente.
Os yorùbás dão alta relevância para o poder da fala, tanto que existem certos rituais que os sacerdotes se dedicam apenas a diversas horas de rezas.
A fala tem um grande poder, tanto que muitos iniciados de nossa família costumam quebrar ataques de feitiçarias e revidar apenas rezando.
Aprendemos com os versos de Ifá que é muito mais louvável diante de uma situação desagradável abrir a boca para rezar do que apenas ficar se lamentando e dizendo coisas ruins.
Infelizmente lidando com problemas espirituais, eu já tive situações de encontrar pessoas em possessões espirituais graves em que havia algo muito de ruim na pessoa e eu ter que retirá-lo apenas na reza, pois a nossa fala tem grandes poderes até mesmo nos encantamentos, é claro que, não é esquecendo da intenção.
• Iniciação religiosa
Pertencer a uma família ou grupo de pessoas que estudam e fazem práticas espirituais com o objetivo de evoluírem, ajuda a afastar Eguns Burukus, pois os mesmos buscam por pessoas na maioria das vezes desamparadas, de baixa evolução e sem fé.
AFINAL QUEM SÃO ELES
Os Eguns Burukus são em sua maioria pessoas que já viveram suas vidas terrenas mas não buscaram pelo progresso, são seres vingativos, zombeteiros, de baixa luz, se alimentam da maldade, medo e desespero das pessoas. Existe alguns que são bem mais fortes devido a quantidade de experiência e tempo praticando o mal. Nem sempre os Eguns Burukus serão espíritos perdidos, alguns deles podem ser feiticeiros e bruxos do astral, que movem magias de forma traiçoeira contras os seres em evolução. Em possessões espirituais alguns deles podem amedrontar através de um vasto conhecimento sobre ocultismo, alguns magos usam destes seres para provocar atos de maldições contra alguém.
Podemos classificá-los como tipos de Ajoguns, pois a cultura considera que todas energias inimigas da humanidade são Ajoguns, como por exemplo: confusões, misérias, doenças, brigas, entre outros, e os Eguns Burukus podem acabar trazendo estes tipos de energias.